Educacao Infantil
Ao falar de educação infantil é indispensável considerar seus eixos estruturais: as interações e as brincadeiras. Com base nesses eixos, a criança se constitui como sujeito, experimenta situações e emoções, testa seus limites, confronta o outro e a si mesma. Esses eixos trabalhados de maneira adequada, vão assegurar à criança o direito de conviver, brincar, participar, expressar-se e conhecer-se.
Assim a BNCC, estrutura a organização curricular da educação infantil em cinco campos de experiencia. Esses campos definem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. E também “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experencias concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p.38).
Dessa maneira é importante pensar nos campos de experiencias propostas pela BNCC para educação infantil como guias e referencias para que as aprendizagens necessárias a cada etapa, sejam atingidas.